Notícias

Chances de ocorrência de El Niño diminuíram

  • 06 de Jul

As chances de ocorrência de El Niño diminuíram bastante no último mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mesmo que haja confirmação, o fenômeno será de baixa intensidade.

Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas podem provocar a formação de geadas no Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul, neve nas áreas serranas e de planalto no Sul do país, e friagem em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Na região Norte há possibilidade de ocorrência de temperaturas médias abaixo do normal, isso favorecerá a incidência de friagem, principalmente no sul do Amazonas, Acre e de Rondônia.

Na região Nordeste a estação chuvosa segue até agosto, favorecendo a ocorrência de chuvas que podem ultrapassar o volume de 100 milímetros em um único dia. As temperaturas serão mais amenas ao longo da costa e no interior da região, se inicia um período seco, com temperaturas altas e baixos índices de umidade relativa.

A região Centro-Oeste já está passando por um período seco. A tendência é que a umidade relativa do ar nos próximos meses fique abaixo de 30%, com picos mínimos abaixo de 20%. As chuvas devem ficar entre normal e abaixo da média para o inverno. O período seco deve vir acompanhado de temperaturas média acima do normal, especialmente entre agosto e setembro.

Na região Sudeste o tempo seco também terá predominância, especialmente em Minas Gerais. As chuvas vão permanecer dentro do esperado, exceto em São Paulo e Rio de Janeiro que serão acima da média. Em algumas regiões as massas de ar frio podem provocar temperaturas baixas e formação de geadas, contudo as temperaturas em grande parte da região devem permanecer acima da média.

No Sul do país, as chuvas devem permanecer acima da média. O aumento de frentes frias vai contribuir para maiores variações de temperatura ao longo dos próximos meses, mas elas permanecerão abaixo da média, o que favorecerá a formação de geadas, contudo essas devem ser menos intensas que em 2016.

CLIQUE AQUI e cadastre-se para participar do Curso Mestre do Manejo.

Ver todas Notícias

Recomendo

DICA K – ...

O tripes ou Caliothrips brasiliensis é um inseto silencioso que ataca as lavouras de soja, feijão, algodão e diversas outras culturas. Estima-se que no mundo existem cerca de 10 mil espécies de tripes, porém, no Brasil calcula-se que existam cerca de duas mil espécies.

Dica K: Manejo de ...

Hoje a Dica K vai dar prosseguimento ao assunto abordado na última sexta-feira (26), o manejo de plantas daninhas. Hoje vamos falar sobre o manejo de plantas daninhas em três das principais culturas: o milho, o feijão e o algodão. Mas antes, vamos rever o último Minuto K? Basta clicar no link aqui