Investimentos em cobertura do solo durante o inverno podem melhorar a qualidade da safra de verão

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Manter o solo coberto durante o inverno é importante pois prepara a base para os próximos cultivos de verão. De acordo com o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, “a melhor safra de verão é preparada no inverno”, pois a soja deixa o residual aproximado de 3,5 toneladas, de raízes e palhas. Somando-se o pousio no inverno, com rebrote do azevém guacho (espontâneo), o volume de palha não chega a 6 toneladas, quando o ideal para um solo fértil seria entre 8 a 12 toneladas de material orgânico.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Alfredo do Nascimento Junior, para reduzir os riscos de estiagens no verão é preciso investir em culturas de inverno que ofereça maior volume de palha, pois é o volume de palha que cobre o solo durante o déficit hídrico nos meses inverno.

A escolha da cobertura deve considerar períodos de inverno rigoroso. A Embrapa Trigo desenvolve diversos experimentos com culturas como trigo, cevada, centeio, triticale, aveia e canola, além de culturas de verão como milho e soja, e opções de forragem animal. Para garantir a cobertura no inverno e a recuperação de solos degradados, uma das principais alternativas é o centeio, espécie rústica, bem adaptada a solos fracos e arenosos.

 

Fonte: Successfull Farming

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.