Notícias

Remineralização do solo pode ser uma alternativa a produtos químicos

  • 18 de Jan

A Remineralização do solo é um procedimento que devolve a fertilidade ao solo e reduz os danos ambientais. De acordo com a pesquisadora, doutora em solos e engenheira agrônoma Claúdia Goergen, da Universidade de Brasília (UnB), a remineralização favorece a recuperação dos solos desgastados, contribuindo para o rejuvenescimento e a produção de nutrientes essenciais ao cultivo de plantas.

O procedimento ainda está em fase inicial e costuma ser um processo único para cada região, de acordo com as especificidades de solo. O procedimento consiste em adicionar ao solo, minerais com constituição química de alta fertilidade e que não se dissolvem rapidamente. A remineralização tem apresentado bons resultados nas áreas onde já foi aplicado.

Para Maurício Carvalho de Oliveira, chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Mapa, o novo conceito de recuperação e enriquecimento de solos contribuirá com a redução de custos para o produtor e com qualidade ambiental, pois resíduos de mineradoras também podem ser reutilizados no processo.

Para Oliveira, “o desafio de hoje consiste em alcançar um consenso sobre os requisitos básicos para uma agricultura sustentável, mediante uma sólida relação de parceria entre as instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade”. Isso requer divisão de responsabilidades entre os segmentos envolvidos, visando o manejo sustentável dos solos.

 

Fonte: Successful Farming

Ver todas Notícias

Recomendo

DICA K – ...

O tripes ou Caliothrips brasiliensis é um inseto silencioso que ataca as lavouras de soja, feijão, algodão e diversas outras culturas. Estima-se que no mundo existem cerca de 10 mil espécies de tripes, porém, no Brasil calcula-se que existam cerca de duas mil espécies.

Dica K: Manejo de ...

Hoje a Dica K vai dar prosseguimento ao assunto abordado na última sexta-feira (26), o manejo de plantas daninhas. Hoje vamos falar sobre o manejo de plantas daninhas em três das principais culturas: o milho, o feijão e o algodão. Mas antes, vamos rever o último Minuto K? Basta clicar no link aqui