Notícias

Combate a ervas daninhas

A importância do enxofre nas lavouras de soja

  • 29 de Oct

A produtividade da soja no Brasil tem se superado nos últimos anos, e os índices registram um aumento médio de mais de 1200 kg ha-1.

E em algumas regiões os rendimentos médios chegaram a 3000 kg ha-1, e alguns grupos de agricultores registraram médias acima de 4400 kg ha-1 atingindo até 6500 kg ha-1.

No entanto, infelizmente a maioria dos solos onde se cultiva soja no Brasil tem deficiência de nutrientes ou desequilíbrio entre os nutrientes.

Por isso é importante o investimento nos nutrientes corretos. E hoje dos nutrientes mais importantes para soja é o enxofre (S).

E será sobre o enxofre e a sua importância nas lavouras de soja que falaremos neste artigo.

Por que o enxofre é tão importante nas lavouras de soja?

O enxofre é essencial para as lavouras e não existe substituto para o Enxofre.

Se você precisar dele, terá que usá-lo ou a produção será afetada. É o quarto maior nutriente exigido pela maioria das plantas.

Se avaliarmos em termos quantitativos está acima do Cálcio e do Magnésio. A sua necessidade é comparável ao Nitrogênio, Fósforo e Potássio.

A soja, assim como algumas outras lavouras, usa mais Sulfatos do que P2O5. O enxofre é um elemento essencial para o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

Ele é um macro nutriente e, assim como o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio (e eu ainda diria o Silício), precisa estar disponível em grandes quantidades para um bom crescimento das lavouras e para que elas possam expressar todo o seu potencial genético.

A principal função do enxofre é estrutural, na composição de alguns aminoácidos, e por isso, ele está presente em todas as proteínas vegetais, inclusive enzimáticas, e também de forma indireta está envolvido na formação da clorofila.

 

 

Quais as principais funções do Enxofre?

  • Importante componente para as proteínas;
  • Auxilia a planta na defesa contra pragas e doenças;
  • Controle hormonal para o crescimento e diferenciação celular;
  • Melhora a qualidade nutritiva dos cereais;
  • Torna as hortaliças mais macias;
  • Ajudar a reduzir o teor de nitrato em forrageiras.

Quais os principais sintomas de deficiência de Enxofre?

  • Redução do crescimento da planta e das folhas;
  • Clorose uniforme ou nas folhas mais novas;
  • Coloração verde-amarelada nas folhas;
  • Redução do florescimento.

O enxofre via adubo, por exemplo, foi o responsável pelos recentes altos rendimentos da soja.

Por isso é tão importante, também para aqueles solos com suspeita ou mesmo já deficientes de enxofre, uma análise foliar e a análise de solo são muito recomendadas, incluindo é claro, a análise de subsolo.

Nesse caso, a análise química do solo para diagnose da disponibilidade de S para a soja se baseia principalmente na determinação dos teores de sulfato.

E para a interpretação correta quanto à disponibilidade de S, amostragens da camada superficial (0 a 20 cm) e subsuperficial (20 a 40 cm) devem ser tomadas em pelo menos 20 subamostras.

Com relação às culturas de trigo e milho, onde ocorre sistemas de sucessão e rotação, a soja é a mais exigente em relação ao S, requerendo do solo cerca de 8,2 kg de S para cada tonelada produzida, enquanto o milho e o trigo exigem respectivamente, 2,6 kg e 4,3 kg.

É importante lembrar que, para o cultivo de soja os solos devem estar em boas condições de fertilidade.

E por isso o enxofre é um nutriente fundamental para rendimentos maiores da soja, por ser um catalisador das principais reações que envolvem o fósforo nas transformações bioquímicas na soja.

É necessário para o cultivo da soja, que ele possa ser obtido de forma imediata com a aplicação do gesso e mantido a sua concentração nos solos com o uso de formulações contendo S.

E aí? Gostou do artigo? Compartilhe a sua opinião conosco.

Dúvidas, críticas ou elogios, deixem nos comentários. Até a próxima!  

Ver todas Notícias

Recomendo

Entenda as ...

O lastro, no vocabulário financeiro, é um ativo secundário que serve como garantia para um ativo principal. Seu objetivo é gerar mais segurança entre transações, garantindo que as partes envolvidas estejam resguardadas na realização da operação. Em operações imobiliárias como, por exemplo, os

Aumento na procura ...

A pesquisa diária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea) indicou uma alta nos preços médios da soja durante o mês de março. Segundo o apurado, o preço de grão atingiu R$ 78,96/saca, elevando o ganho mensal de 0,59% para 2,07%. De acordo com o analista de mercado, Luiz