Conheça as 3 principais tendências no agronegócio brasileiro

Compartilhe esse conteúdo

O agronegócio é um dos setores de maior expressividade na economia brasileira, representando 21,6% do PIB nacional. Isso significa que, além dos impactos diretos gerados no campo, o agronegócio interfere na produção de renda, empregos, alimentos e de tecnologia no Brasil. 

Atualmente, o Brasil é líder em investimento em pesquisa agrícola na América Latina. Entre os anos de 2003 e 2016 houve um crescimento de 46,3% nos gastos com pesquisa e desenvolvimento no agronegócio, conforme dados da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).

Esses investimentos resultaram em uma atualização total da produção agropecuária, com o uso de tecnologias e ferramentas para facilitar tanto o dia a dia do produtor quanto a mensuração de resultados. Quer saber o que muda? Confira as 3 principais tendências do agronegócio brasileiro.

 

Tecnologia e agronegócio

  A tecnologia tem se expandido de maneira massiva por todos os setores. E, com o agronegócio, não seria diferente. As novas técnicas chegam ao campo como ferramentas para aumentar a produtividade dentro da chamada “agropecuária 4.0”. 

Sensores, aplicativos e drones já estão sendo utilizados para avaliar o desempenho de lavouras e animais e indicar pontos de melhorias aos produtores. A meta é que, no futuro, as propriedades estejam totalmente automatizadas e gerem relatórios em tempo real.

Além disso, a biotecnologia ganha força dentro do agronegócio. Atendendo à demanda sustentável, os nanomateriais visam a redução do uso de químicos em vegetais e de antibióticos em animais. A ideia é que, com tecnologia, a produção se torna mais “limpa” e resistente.

 

Agronegócio e demandas mundiais

Outra tendência para o agronegócio brasileiro é a expansão na participação no contexto mundial. O crescimento populacional, que deve levar a marca de 8 bilhões de pessoas em 2030, aumenta a demanda por alimentos e cria novas possibilidades para o Brasil.

Atualmente, somos o maior exportador mundial de carne bovina, com 1,64 milhão de toneladas exportadas em 2018. Além disso, o país é o terceiro maior exportador agrícola, gerando grande parte dos alimentos mundiais. 

Com recordes de produção e índices de exportação expressivos, o crescimento da população pode nos tornar um dos maiores fornecedores de alimento do mundo, representando um avanço econômico sem precedentes.

 

O agro e as parcerias

Outra tendência do agro brasileiro é a ampliação das parcerias agrícolas, em especial com os países em desenvolvimento, como os Tigres Asiáticos. Esses países buscam comprar alimentos em maior volume para suprir as necessidades de consumo da população crescente e, por isso, são ideais para compra das commodities in natura.

Também é esperada uma queda nas barreiras tarifárias e não tarifárias dos produtos agrícolas brasileiros, aumentando a participação no comércio mundial com produtos como açúcares e carnes.

 

Seja econômica, tecnológica ou comercial, o ideal é que o produtor esteja atento a essas novas tendências e saiba tirar o maior proveito das oportunidades geradas. Acompanhe o blog da Kasuya e fique por dentro dessas e de outras novidades do agronegócio.

 

FONTES

http://blog.multitecnica.com.br/4-tendencias-no-agronegocio-para-produtores-rurais

https://g1.globo.com/especial-publicitario/dia-do-agricultor/brf/noticia/2019/08/05/entenda-como-o-agronegocio-impulsiona-a-economia-brasileira.ghtml

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2018/09/globo-rural-brasil-passa-a-ser-3o-maior-exportador-agricola-mas-clima-ameaca-futuro.html

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.