Inovação na aplicação de defensivos

Compartilhe esse conteúdo

O uso do helicóptero como um importante aliado no combate às pragas já é uma realidade para os produtores rurais de São Paulo e agora o trabalho passará a atender também o Sul do país, iniciando por Santa Catarina. Muito usada em países como Austrália, Chile e Estados Unidos, a pulverização agrícola com helicóptero ficou esquecida no Brasil por cerca de trinta anos. Mas o centro aeronáutico do interior de São Paulo, que disponibiliza a tecnologia seguindo todas as orientações emanadas pela Anac e Ministério da Agricultura, chega prometendo mais economia para o produtor rural e respeito ao meio ambiente. Além de ser pioneira no mercado, a empresa tem o selo “cas”, a certificação aeroagrícola sustentável.

Apesar de ter a segunda maior frota de avião agrícola do mundo, esse tipo de aeronave não consegue atender algumas demandas do mercado. Um exemplo são as lavouras de milho e soja do grande Oeste de Santa Catarina, que estão em sua maioria em áreas serranas. O helicóptero trabalha em qualquer tipo de relevo e entrega todos os benefícios de uma aplicação aérea de forma cirúrgica e eficiente. Além da possibilidade de planejar uma pulverização mais assertiva, a partir de um voo prévio de inspeção que conta com a ajuda de um GPS para mapear os pontos críticos, a versatilidade da máquina em pousar verticalmente em praticamente qualquer lugar faz a diferença. Não é necessária pista de pouso, o trabalho conta com um caminhão de apoio que funciona com o ponto de pouso suspenso, o que representa mais segurança e rapidez. Equipado com sensores meteorológicos, tanque de pré-mistura, água, combustível e produtos químicos, o caminhão possibilita o abastecimento em qualquer lugar da lavoura.

Com o helicóptero é possível voar na velocidade e altura indicadas pelo fabricante do defensivo, o que representa menor desperdício e mais economia. Grandes produtores de citrus e usinas paulistas já aderiram com satisfação à tecnologia e os primeiros estudos técnicos são positivos. Além de a empresa paulista estar levando os trabalhos para outros estados brasileiros, estão ampliando o nicho de possibilidades de uso da máquina a serviço do campo. Acabam de homologar o uso do helicóptero para realizar dispersão de sólidos, o que permite também a pulverização de adubos e sementes.
Veja no vídeo abaixo como funciona a nova tecnologia:

Climb Aircraft Division é a primeira empresa brasileira certificada pela Anac para realizar a pulverização de fitossanitários e dispersão de sólidos no campo com helicóptero. Outro serviço que realiza e está dentro de Serviço Aéreo Especializado é o içamento para aeropublicidade ou transporte de cargas pesadas.

A Agromartendal é uma empresa especializada no segmento agrícola de SC comprometida com o desenvolvimento econômico e ambiental Sustentável. A cerealista catarinense fundada em 2009, tem sede em Água Doce, Grande Oeste do estado, e ao longo dos anos conquistou posição de destaque e referencia de qualidade em seu seguimento. Movida pelo espírito empreendedor, a Agromartendal está sempre atenta às inovações para atender o mercado com responsabilidade e mais eficiência.

 

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.