Os impactos do coronavírus na agricultura

Compartilhe esse conteúdo

Nesta terça-feira (15), as secretarias estaduais de Saúde divulgaram 25.263 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Atualmente, no Brasil o vírus já está presente em todos os estados e no Distrito Federal com um total de 1.532 mortes.

Porém, apesar do crescimento e do impacto do vírus no País, o Governo e agricultores dizem que produção seguirá normal.

A confederação do setor também pede que as medidas aplicadas pelos governos não afetem cadeia de produção e comercialização de alimentos.

Acompanhe logo abaixo mais informações a respeito dos impactos do novo coronavírus na Agricultura do País.

 

Vamos lá?

 

Feiras nacionais e internacionais do agronegócio que foram canceladas devido ao novo Coronavírus

Uma das principais recomendações de médicos e especialistas para se proteger no coronavírus é evitar grandes aglomerações de pessoas.

Isso porque o vírus pode se espalhar muito facilmente e infectar mais pessoas.

Por isso, as feiras nacionais e internacionais do agronegócio tiveram que ser canceladas.

Confira logo abaixo uma lista com as feiras que foram canceladas:

 

Expoagro Afrubra

Feira voltada para a agricultura familiar e que aconteceria entre os dias 18 e 21 de março, em Rio Pardo foi a primeira a ser cancelada.

A notícia do cancelamento foi dada ainda na sexta-feira da semana passada.

A Associação dos Fumicultores do Brasil, entidade que organiza a feira, em nota divulgada à imprensa, pontuou que “lamenta profundamente o fato, mas nesse momento é vital unir esforços para conter a escalada da doença e proteger a população”.

Segundo estimativa da entidade era previsto que 150 mil pessoas participassem do evento nos quatro dias.

 

Fenasoja 2020

A segunda feira a ser cancelada foi a Fenasoja 2020 que iria ocorrer de 1º a 10 de maio em Santa Rosa.

Foi decidido pela comissão central e o conselho consultivo permanente do evento, nesta segunda-feira (16), transferir a feira para o fim do ano, entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro.

A organização destacou em nota postada no Facebook que a comissão de promoções trabalha para reajustar a agenda dos shows e manter as atrações na nova data escolhida.

“Fica o compromisso de que poderemos dedicar este tempo para uma maior preparação. Assim, realizaremos uma feira ainda maior, mais próspera e totalmente segura”.

 

Agrishow

A Agrishow de Ribeirão Preto, um dos mais tradicionais eventos do agronegócio da América Latina foi a terceira feita cancelada.

O evento aconteceria de 27 de abril a 1º de maio.

Em nota divulgada no site do evento na terça-feira (17), a Informa Markets, organizadora da Agrishow, diz que o adiamento do evento “no cenário atual é de suma importância […] para previnirmos e contermos um possível crescimento exponencial da doença, protegendo a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos direta e indiretamente com o evento, como os expositores, patrocinadores, visitantes, fornecedores e a população do município de Ribeirão Preto”.

O slogan da feira deste ano era “Juntos no desenvolvimento do Agro” e, com o cancelamento do evento, a Informa Markets reforça que o slogan também pode ser “Juntos na prevenção do COVID-19”.

Uma nova data para o evento será divulgado em breve, afirma a organizadora.

 

Mesmo com todas essas mudanças de prevenção do novo coronavírus, a produção permanecerá normal, segundo o Governo e Agricultores.

 

Confira:

 

Segundo o Governo e Agricultores a produção permanecerá normal em meio ao novo Coronavírus

Governo e agricultores dizem que produção seguirá normal em meio ao coronavírus

Nesta quarta-feira (18) a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina junto com entidades do setor, disseram que a produção agrícola do Brasil seguirá ocorrendo normalmente em meio às medidas de combate ao coronavírus.

Todas as medidas aplicadas por governos no combate à doença – como isolamento social – não podem ser absolutas, e a cadeia de produção e comercialização de alimentos deve permanecer sem alterações, assim como os serviços de saúde, uma vez que a demanda não será reduzida pela crise.Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Em comunicado a CNA afirma:

 

“Do contrário, se faltarem alimentos ou se houver irregularidades no abastecimento, a saúde das pessoas será afetada e a própria harmonia social, que tanto precisamos nessa hora, será atingida”.

 

Além disso, a confederação também acrescentou que espera que o governo assegure a proteção à cadeia de abastecimento alimentício durante a crise.

A Ministra da Agricultura também garantiu que o governo está monitorando o abastecimento no país e que tudo está sob controle.

 

“O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou a Ministra.

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) também afirma que as atividades no campo seguirão normalmente, acrescentando ver demanda aquecida por alimentos.

Em nota, o presidente da Aprosoja, Bartolomeu Braz Pereira afirma:

 

“Outros setores da economia já estão sendo afetados pela epidemia. Mas nós no campo não… Os brasileiros podem ficar tranquilos que vamos fazer a nossa parte para manter a economia aquecida”.

 

E aí? Gostou das dicas e informações?

 Continue acompanhado os artigos da Kasuya.

 Até a próxima!

 

Fontes

 

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/03/19/interna_cidadesdf,835422/produtos-de-agricultores-serao-distribuidos-a-populacao-carente-do-df.shtml

https://www.canalrural.com.br/noticias/coronavirus-saiba-tudo-sobre-a-pandemia-que-ja-afeta-o-mundo/

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/03/18/producao-agricola-seguira-normalmente-em-meio-a-restricoes-por-coronavirus-diz-cna.ghtml

http://www.agricultura.pr.gov.br/Audio/Comite-va-imonitorar-impactos-do-coronavirus-na-agropecuaria

http://www.agricultura.pr.gov.br/Noticia/Comite-vai-monitorar-impactos-do-coronavirus-na-agropecuaria

http://www.agricultura.sc.gov.br/index.php/noticias/1121-comissao-de-desenvolvimento-economico-avalia-impactos-no-estado

https://www.canalrural.com.br/tag/economia/

https://www.redebrasilatual.com.br/trabalho/2020/03/agricultores-cobram-medidas-urgentes-para-producao-segura-de-alimentos/

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/brasil-tem-621-casos-confirmados-de-novo-coronavirus-diz-ministerio-da-saude.ghtml

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/20/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-20-de-marco.ghtml

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/03/19/interna_cidadesdf,835422/produtos-de-agricultores-serao-distribuidos-a-populacao-carente-do-df.shtml

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/03/18/producao-agricola-seguira-normalmente-em-meio-a-restricoes-por-coronavirus-diz-cna.ghtml

https://diariodamanha.com/noticias/o-impacto-do-coronavirus-no-agronegocio/

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.