Manejo nutricional foliar do feijoeiro

Compartilhe esse conteúdo

Aplicar adequadamente os fertilizantes é uma das estratégias para aumentar a produtividade e a eficiência no uso dos mesmos. O conhecimento da época adequada de uso de determinados micronutrientes, nas fontes e doses adequadas, pode garantir o funcionamento pleno do metabolismo do feijoeiro, levando a alcançar produtividade máxima.

A aplicação foliar é considerado o melhor método de aplicação dos micronutrientes, tanto para a correção de deficiências, quanto para o rápido fornecimento dos elementos fundamentais para desenvolvimento do feijoeiro.

O período do enchimento de grãos é considerado o mais crítico para a maioria das leguminosas da família Fabaceae podendo conduzir à consideráveis perdas de produtividade. Quando as raízes são incapazes de absorver as quantidades necessárias de nutrientes do solo por qualquer razão, a aplicação foliar é uma forma efetiva de correção.

Considerando o ciclo rápido do feijão (65 a 110 dias), a correção rápida das possíveis deficiências nutricionais é de extrema importância para garantir o máximo potencial produtivo.

O feijoeiro é uma planta exigente do ponto de vista nutricional, sensível a fatores climáticos extremos, pragas e doenças. O feijoeiro também é uma espécie com pouca tolerância a estresses hídricos severos, além da própria arquitetura da planta ser deficiente, apresentando um sistema radicular limitado.

Leia também: As exigências nutricionais do feijão

Em ensaios com a adubação foliar feita por aplicações de NPK + micronutrientes quelatizados, verificou-se aumento na produção de feijão da ordem de 24% quando em ausência de adubação radicular (solo).

Nas aplicações foliares feitas no início do florescimento, os nutrientes mostram-se capazes de reduzir a queda dos botões florais. Ao repetir-se a aplicação 2 a 3 semanas depois, houve o desenvolvimento de todas as sementes da vagem. O feijão responde muito bem ao zinco, cálcio, boro, manganês, molibdênio e ao nitrogênio, quando aplicado via foliar.

O manejo nutricional foliar garante:

  • Melhor germinação e maior uniformidade de estande;
  • Maior fixação biológica do nitrogênio;
  • Nutrição mais balanceada e equilibrada;
  • Maior tolerância aos estresses ambientais e dos defensivos agrícolas;
  • Maior desenvolvimento radicular e vegetativo;
  • Maior produtividade e rentabilidade ao produtor.

 

Fonte: Revista Campo e Negócios

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.