Notícias

Melhore a Produtividade da sua Cultura de Algodão!

  • 26 de Dec

O algodoeiro é uma das culturas mais tradicionais do Brasil. Da planta, são aproveitados o caroço e a fibra, uma das principais matérias-primas da indústria têxtil.

Nas últimas safras, acompanhamos um aumento expressivo na área plantada e na produção brasileira de algodão. Para transformar essas estatísticas em lucro, separamos algumas dicas para garantir a produtividade. Confira!

 

  1. Invista em planejamento

Planejar é a chave para qualquer resultado. E na cultura do algodoeiro não seria diferente. É preciso definir tudo previamente, incluindo a semente escolhida. Pesquise qual a porcentagem de germinação, a época adequada para semeadura e as melhores formas de manejar o solo.

 

  1. Esteja atento às doenças

Dentre as principais doenças que podem atingir o algodoeiro, estão:

– Mancha de ramularia: marcada por machas angulosas nas folhas, geralmente na região do baixeiro.

– Ramulose: indicada por manchas necróticas, que causam furos nas folhas.

– Mancha-angular: marcada por lesões angulosas com aspecto oleoso.

É importante saber identificar doenças e entender como controlá-las. O uso de variedades resistentes é uma das soluções indicadas.

 

  1. Conheça as novas tecnologias para manejo

Existem no mercado diversos aplicativos e ferramentas que podem te ajudar estabelecer uma melhor gestão da lavoura. Com elas, é possível mensurar os gastos e os lucros da safra.

 

Gostou das dicas? Deixe suas sugestões e dúvidas nos comentários.

 

Fontes:

https://www.grupocultivar.com.br/noticias/algodao-numeros-em-alta-para-2017-2018

https://blog.aegro.com.br/cultura-do-algodao/

https://kasuya.com.br/como-conquistar-altas-produtividades-na-cultura-algodao/

Ver todas Notícias

Recomendo

Produção de ...

O algodão brasileiro enfrenta uma onda de prosperidade. De acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), caso o estado do Mato Grosso consiga levar adiante o projeto de taxar as commodities do agronegócio, o algodão em pluma teria potencial de repassar R$ 156 milhões em

Etanol de Milho: ...

A produção de etanol de milho ganhou espaço no Centro-Oeste brasileiro, se tornando uma alternativa para o agricultor. O biocombustível, além de ser uma alternativa sustentável, representa uma solução para os problemas de estocagem do grão. Em 2017, foi inaugurada em Lucas do Rio Verde (MT) a FS