Notícias

Monitoramento do clima ajuda no campo!

  • 24 de Jun

Já imaginou utilizar uma estação meteorológica para melhorar os resultados na sua lavoura? Pois essa é uma das soluções tecnológicas apresentadas na Bahia Farm Show 2019. Diante dos desafios climáticos enfrentados pelo agronegócio, como chuvas, enchentes e aumento na temperatura, pesquisadores desenvolveram uma estação meteorológica para ser instalada no campo.

Esse serviço tem duas modalidades: uma menor, com funções como velocidade e direção do vento e pluviômetro; e uma maior, com possibilidade de agregar sensores. A instalação da estação deve ser feita em campo aberto, onde não existam barreiras que prejudiquem o sinal.

Com o levantamento de dados, o produtor consegue fazer um bom planejamento dos processos de produção, organizando as fases de lavoura de acordo com as condições do clima previstas.

 

Outras técnicas

A estação meteorológica não é a única técnica disponível para auxiliar na agropecuária.  Os agricultores têm utilizado sensores, GPS e drones para atingir uma produção mais precisa. O uso de GPS em tratores, por exemplo, possibilita um completo mapeamento da plantação, auxiliando nas linhas de plantio ou de aplicação.

A ampliação do uso dessas tecnologias está relacionada à expansão da agricultura de precisão (AP), que é baseada na observação, monitoramento e gestão dos insumos agrícolas e da plantação.

 

A importância da meteorologia

A meteorologia é usada, de forma geral, para fornecer informações sobre o clima e as mudanças climáticas, auxiliando nas tomadas de decisão. Além da previsão do tempo, os meteorologistas atuam no desenvolvimento de novos equipamentos para análise climática em áreas como agronomia, geologia e oceanografia e no estudo das condições de navegação e voo.

Apesar de parecer uma técnica moderna, o estudo do clima é uma técnica milenar. O próprio termo “meteorologia” foi criado por Aristóteles, em seu livro sobre filosofia natural chamado “Meteorológica”.

Quer saber em primeira mão das novidades do mercado agropecuário? Continue acompanhando nossos artigos.

 

FONTES

https://www.agrolink.com.br/noticias/clima–como-monitoramento-pode-ajudar-no-campo_419831.html?utm_source=agrolink-detalhe-noticia&utm_medium=detalhe-noticia&utm_campaign=noticias-relacionadas#

https://blog.aegro.com.br/producao-agricola/

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/crea-sc/noticia/2019/04/04/meteorologista-campanha-de-valorizacao-veicula-ate-dia-504.ghtml

Ver todas Notícias

Recomendo

Exportações de ...

Números divulgados pelos Portos do Paraná indicaram que, entre janeiro e maio de 2019, 1,4 milhão de toneladas de milho foram exportadas. O volume já o maior do que o registrado em todo o ano de 2018, que atingiu 1,09 milhão de toneladas. Os principais compradores, de acordo com o divulgado, são Irã,

Queda do dólar e ...

Nos últimos dias, a desvalorização do dólar frente ao real e a queda dos preços futuros na Bolsa de Chicago pressionaram as cotações da soja no Brasil. Tais fatores, atrelados às preocupações com o clima nos Estados Unidos, afastaram agentes do mercado e fizeram com que os brasileiros se