Notícias

Marco histórico – Nova regulamentação dos agrotóxicos

  • 02 de Sep

A Anvisa aprovou, em julho deste ano, o novo marco regulatório para os agrotóxicos, que atualiza os critérios de avaliação e classificação toxicológica dos produtos no Brasil. A medida foi proposta com base nos padrões internacionais de classificação e rotulagem de produtos químicos e deve ser aplicada pelas empresas no prazo de um até ano. Para se adequar as novas regras, as empresas devem empregar nos rótulos e bulas dos agrotóxicos as regras para a disposição de (...)

Soja deve impulsionar crescimento do PIB gaúcho

  • 26 de Aug

No primeiro semestre desse ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou um aumento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, o resultado está relacionado aos avanços na atividade industrial e comércio. O agronegócio, por sua vez, apresentou recuo de -4,4%. Para o governo, a retração foi causada pelas quedas na produção de arroz e de milho. A expectativa agora é que, neste (...)

Estresse hídrico prejudica milho

  • 19 de Aug

A decisão sobre a época de semeadura do milho impacta diretamente nos resultados do grão. No Brasil, a escolha é feita com base na distribuição das chuvas, já que essa cultura necessita da disponibilidade hídrica para se desenvolver corretamente. Em razão dessa necessidade do grão, a falta ou o excesso de chuvas pode gerar um fenômeno chamado estresse hídrico. O estresse hídrico é um problema enfrentado pelo produtor desde a implantação da lavoura, pois afeta a germinação (...)

Exportações da Ucrânia atingem 4,2 milhões de toneladas

  • 12 de Aug

As exportações de grãos da Ucrânia na temporada 2019/20 atingiram cerca de 4,2 milhões de toneladas, muito acima dos 2,6 milhões de toneladas registrados no mesmo período do ano passado. O país é destaque na produção de milho, sendo atualmente o quarto maior exportador do mundo.  A expectativa da Ucrânia, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, é que sejam colhidos ao menos 70 milhões de toneladas de grãos neste ano. Uma projeção condizente com o nível (...)