Notícias

Os 5 passos mais importantes para o período da colheita!

  • 25 de May

Um dos momentos mais importantes na produção de soja é a colheita. Com um manejo bem feito nesta etapa é possível reduzir as perdas e garantir a produtividade. Conheça alguns cuidados e tenha excelentes resultados em sua colheita.

 

Manutenção da colheitadeira

Antes da colheita, é preciso verificar o funcionamento do maquinário. Realize revisões constantes, substitua os filtros, troque as peças danificadas e faça a limpeza necessária. Atenção para os ajustes na rotação do molinete e para a tensão da esteira, que variam de acordo com a quantidade de grãos que serão processados.

 

Ajuste da velocidade

A velocidade correta da colheitadeira é um dos pontos que pode evitar perdas. O ideal é que ela não exceda a 5 km/hora para que a máquina trabalhe com eficiência.

 

Manejo de plantas daninhas

A presença de plantas daninhas, além de atrapalhar o desenvolvimento da soja, afeta o movimento das máquinas agrícolas. É quando acontece o chamado “embuchamento”, que leva a danos nas peças, lentidão na operação e até mesmo ao atraso na colheita.

O ideal é tomar as devidas providências antes da colheita ou optar pela dessecação da soja para evitar prejuízos.

 

Preparo do solo

O nivelamento do solo facilita uma colheita mais uniforme. Em um solo nivelado o corte das hastes é feito em uma mesma altura, evitando a debulha das vagens.

 

Planeje o momento certo

Para uma colheita perfeita é preciso encontrar os grãos no ponto certo. Para isso, o planejamento agrícola é essencial. Com ele é possível acompanhar o desenvolvimento dos grãos, analisar as operações agrícolas adequadas e avaliar as condições climáticas.

Gostou das dicas? Conte com a Kasuya e obtenha eficiência em suas colheitas. Dúvidas e comentários abaixo.

 

FONTES

http://www.brasmaxgenetica.com.br/blog/periodo-de-colheita-passos-importantes-a-seguir/

https://blog.aegro.com.br/colheita-de-soja/

Ver todas Notícias

Recomendo

Exportações de ...

Números divulgados pelos Portos do Paraná indicaram que, entre janeiro e maio de 2019, 1,4 milhão de toneladas de milho foram exportadas. O volume já o maior do que o registrado em todo o ano de 2018, que atingiu 1,09 milhão de toneladas. Os principais compradores, de acordo com o divulgado, são Irã,

Queda do dólar e ...

Nos últimos dias, a desvalorização do dólar frente ao real e a queda dos preços futuros na Bolsa de Chicago pressionaram as cotações da soja no Brasil. Tais fatores, atrelados às preocupações com o clima nos Estados Unidos, afastaram agentes do mercado e fizeram com que os brasileiros se