Notícias

Os Rumos do Agronegócio Brasileiro em 2019

  • 09 de Jan

Tema foi discutido no Agro Cenário 2019 – Cultivando o Progresso da Agricultura Brasileira

 

Um evento realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e a Corteva Agriscience reuniu integrantes do novo governo e especialistas em agronegócio para discutir as principais tendências para agricultura e pecuária neste ano. Ao todo, três painéis debateram as inovações econômicas e tecnológicas para o ramo.

Uma das grandes novidades apresentadas foi a tecnologia CRISPR, uma técnica de edição genética que permite modificar uma característica da planta sem interferir nas demais. Com a CRISPR, seria possível adaptar espécies às variações climáticas do território brasileiro.

Apesar de não haver produtos comerciais desenvolvidos com a tecnologia, podemos citar exemplos em que houve a sua aplicação: soja com alto teor de óleo tipo linoleico; tomate sem sementes e longa vida; trigo com baixo teor de glúten, dentre outros.

 

Próxima safra

Antes da realização do Agro Cenário, a analistas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) havia apresentado as possibilidades para as principais culturas. Confira!

 

– Soja

De acordo com os especialistas, o Brasil deve se aproximar do título de maior produtor de soja do mundo. Atualmente, o país planta 120 milhões de toneladas do grão, atrás apenas dos Estados Unidos. Número que deve crescer com o aumento da área de soja nos principais estados produtores.

– Milho

O mercado do milho deve estar bem acirrado neste ano, conforme previsão dos analistas. Isso porque, conforme as últimas estatísticas, houve uma queda significativa no estoque mundial do grão e a relação estoque/consumo, que era de 22%, caiu para 14%.

Para atingir um cenário confortável no abastecimento de milho, a projeção é que o Brasil aumente a área plantada da 1ª safra para 300 mil hectares.

Gostou do artigo? Continue acompanhando a Kasuya nas redes sociais. Tem dúvidas? Deixe seus comentários.

 

Fontes:

https://www.grupocultivar.com.br/noticias/corteva-agriscience-e-aprosoja-brasil-promovem-agro-cenario-2019

https://www.grupocultivar.com.br/noticias/agro-cenario-2019-discute-tendencias-e-os-rumos-do-agronegocio-no-brasil-com-nomes-do-novo-governo-economistas-e-especialistas-do-setor

Ver todas Notícias

Recomendo

Entenda as ...

O lastro, no vocabulário financeiro, é um ativo secundário que serve como garantia para um ativo principal. Seu objetivo é gerar mais segurança entre transações, garantindo que as partes envolvidas estejam resguardadas na realização da operação. Em operações imobiliárias como, por exemplo, os

Aumento na procura ...

A pesquisa diária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea) indicou uma alta nos preços médios da soja durante o mês de março. Segundo o apurado, o preço de grão atingiu R$ 78,96/saca, elevando o ganho mensal de 0,59% para 2,07%. De acordo com o analista de mercado, Luiz