Produção de soja mais cara na Bahia

Compartilhe esse conteúdo

Com expectativa de produção acima dos cinco milhões de toneladas, a colheita de soja nas áreas irrigadas da Bahia já começou. O que chama atenção, além da alta produtividade que se espera ser a maior nos últimos cinco anos, é o elevado gasto que os produtores tiveram que disponibilizar.

Devido à crise hídrica foi necessário amplo investimento em soluções de irrigação. Em contrapartida, no fim da última colheita da safra sofreu com o excesso de chuvas. Resultado dessa instabilidade pluviométrica é que alguns produtores tiveram que fazer replantio equivalente a 8% da área. Além disso, o clima desfavorável fez com que o ele fosse atrasado em cerca de 20 dias.

Apesar disso e da redução da faixa plantada, o entusiasmo dos produtores é grande devido a maior sazonalidade da chuva, fazendo com que a safra possa ultrapassar os 5 milhões. A diminuição da área é em parte atribuída a dificuldade de obtenção de crédito e aumento da taxa de juros (acima de 18% ao ano) que influenciaram nos custos da produção. Outro fator que encareceu o plantio, foi a energia elétrica cujo preço quase dobrou.

Com resultados acima de 70 sacas onde a colheita já está sendo realizada, novos balanços devem sair até o fim desse mês.

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.