Notícias

PIB Agro deve aumentar em 2019

  • 05 de Aug

Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indicam que o setor agropecuário brasileiro deve avançar cerca de 0,6% neste ano. A perspectiva contraria a previsão feita pelo Instituto no início deste ano, que indicava um crescimento de apenas 0,4%.

A atividade de maior relevância para o aumento do PIB do agronegócio deve ser a pecuária, que apresenta uma expectativa de crescimento para todos os itens da produção animal, principalmente a bovinocultura, suinocultura e o leite.

De acordo com a expectativa, confirmada por estatísticas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), somente os bovinos devem ser responsáveis por um incremento de 3% em relação ao ano passado. A carne suína também teve uma projeção de aumento na produção de 5,6% em razão da ocorrência da peste africana na China.

Para a agricultura, a previsão é de uma leve alta de 0,1%, justificada pela queda na previsão da safra de soja. Segundo dados do IBGE, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do USDA, a queda de produção da oleaginosa deve estar entre 4,1% e 4,4% em relação a produção da safra passada. A soja, assim como a carne suína, teve sua demanda afetada em razão da ocorrência da peste suína na China. Isso porque, no país, o grão é amplamente utilizado como ração.

Dentro desse cenário, vale considerar ainda as expectativas de avanço expressivo de 12,6% para o milho e de 29% para o algodão em caroço. Destaque para a exportação da pluma, que na expectativa da Conab deve bater o recorde de 1,5 milhão de toneladas.

 

Avanço no Valor da Produção Agropecuária 

Confirmando as perspectivas de aumento, o Ministério da Agricultura divulgou uma nota na qual estimou o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em R$ 602, 8 bilhões. O total representa um avanço de 1, 1% em comparação anual e está acima do projetado para o período.

Segundo o Ministério, o valor foi impulsionado por um avanço de 4,36% na produção pecuária. Somente no primeiro semestre desse ano, as exportações de carne bovina avançaram 27%, conforme indica a Associação Brasileira de Frigoríficos.

Quer continuar por dentro das novidades do mercado agropecuário? Continue acompanhando o blog da Kasuya.

 

FONTES

https://www.agrolink.com.br/noticias/pib-agro-deve-avancar-0-6–em-2019–diz-ipea_419645.html?utm_source=agrolink-detalhe-noticia&utm_medium=detalhe-noticia&utm_campaign=noticias-relacionadas

http://ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34767&catid=3&Itemid=3

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/07/16/valor-da-producao-agropecuaria-do-brasil-e-projetado-em-r6028-bilhoes-alta-de-11percent.ghtml

Ver todas Notícias

Recomendo

Marco histórico ...

A Anvisa aprovou, em julho deste ano, o novo marco regulatório para os agrotóxicos, que atualiza os critérios de avaliação e classificação toxicológica dos produtos no Brasil. A medida foi proposta com base nos padrões internacionais de classificação e rotulagem de produtos químicos e deve ser

Soja deve ...

No primeiro semestre desse ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou um aumento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, o resultado está relacionado aos avanços na atividade industrial e