Porque as medidas protecionistas de Trump podem favorecer o mercado brasileiro

Compartilhe esse conteúdo

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está tomando decisões que vem impactando todas as economias do mundo. A falta de previsibilidade de suas ações vem gerando especulações e impactando negativamente as expectativas econômicas. As ações do presidente giram em torno do slogan “América para os americanos”.

Uma das medidas que mais chocou o mundo foi a decisão, no fim de janeiro, de abandonar o Acordo de Parceria Transpacífico (TPP), um dos maiores acordos comerciais da história.

Contudo, mesmo que as medidas do presidente sejam, de certa forma um retrocesso, é possível que o mercado brasileiro se beneficie disso, uma vez que como os EUA é o maior exportador de carne bovina do mundo, a saída do acordo desloca a demanda de carne bovina para o Brasil.

A medida de Trump pode favorecer também as exportações brasileiras de soja, milho e algodão. Uma vez que vários países que integram o Tratado Transpacífico de Comércio Livre importam do Brasil.

A saída americana também abre espaço para a China em um momento que as lideranças políticas brasileiras buscam estabelecer melhores relações comerciais com o mercado asiático e isso pode significar melhores oportunidades para o Brasil. Outro fato é que muitas empresas asiáticas estão comprando ou se associando à empresas que comercializam soja do Brasil.

 

Veja também:

Ácaros são aliados contra a mosca-branca.

A soja convencional como alternativa à pragas resistentes ao glifosato.

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.