Seca prejudica agricultores da Bahia e Maranhão

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A seca afeta culturas importantes no Nordeste. Na Bahia, as perdas são grandes nas lavouras de algodão e no Maranhão há prejuízos nas lavouras de soja.

O oeste da Bahia é uma das regiões que mais produzem no estado. As lavouras de soja, milho e algodão ocupam uma área de 1,9 milhão de hectares. Mas a falta de chuva em fevereiro e março trouxe prejuízos. A produção de soja deve ter uma queda de 37,5% e o milho de 30%, segundo dados da AIBA, Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia.

O prejuízo será ainda maior para os agricultores que plantaram algodão. A colheita deve começar em junho, mas a estimativa é que as perdas cheguem a 40%. A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do país. Até agora, o prejuízo calculado é de R$ 1 bilhão.

A colheita não terminou no Maranhão. Mas, a quantidade de soja que está sendo colocada nos caminhões anda longe de ser o que os agricultores esperavam. A produtividade média das lavouras, que no ano passado passou de 50 sacas por hectare, caiu para 27 sacas este ano.

A pior safra dos últimos 15 anos é resultado da instabilidade no clima. Faltou chuva na época do plantio no fim do ano passado e também na fase de formação dos grãos em fevereiro deste ano. As plantas não cresceram, o que significa quebra de rendimento.

Segundo o último levantamento da Conab, a queda na produção deve chegar a 21%. Como choveu bem na primeira semana de março, muitos agricultores resolveram antecipar o plantio da safra de milho, que só estava previsto para maio.

Além do Maranhão e da Bahia, mais dois estados fazem parte da região conhecida como Matopiba: Tocantins e Piauí. Segundo a Conab, a produtividade da soja também deverá cair esse ano no Piauí cerca de 23% e no Tocantins 29%.

Fonte: Globo Rural

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.