Notícias

Semeadura: quais os cuidados necessários?

  • 03 de Jun

O processo da semeadura é parte fundamental no estabelecimento da cultura da soja. Assim como as demais etapas do cultivo, a semeadura requer cuidados especiais. Reunimos alguns deles neste artigo. Confira!

 

Umidade e temperatura do solo

Para que a germinação das sementes possa ocorrer em menor tempo, o produtor deve estar atento a umidade e a temperatura do solo. É importante que a umidade do solo esteja entre 50% a 85% e a temperatura entre 20°C e 30°C. Condições abaixo ou acima desses números prejudicam o desenvolvimento inicial da lavoura.

 

Profundidade

É ideal que a semeadura ocorra em uma profundidade entre 3 e 5cm. Se colocada em um solo muito raso, maior a possibilidade de as sementes ficarem expostas aos estresses climáticos. Em casos contrários, em semeaduras profundas, a semente encontra dificuldade de emergir.

 

Espaçamento

No caso da soja, a semeadura deve ser feita em linhas e o espaçamento deve ser entre 40 e 60 cm. Espaçamentos mais estreitos podem resultar em maior rendimento, mais dificultam a realização de operações de cultivo entre fileiras e a penetração das gotas de pulverização até as folhas da base do dossel das plantas.

 

Mecanismos da semeadora

Os resultados da semeadura dependem do tipo de máquina semeadora utilizado. Atenção ao tipo de dosador de semente, ao limitador de profundidade e ao compactador de sulco, que são responsáveis por garantir uma boa uniformidade de distribuição e profundidade das sementes ao longo da linha de semeadura.

 

Com essas dicas você está preparado para realizar uma boa plantação. Continue acompanhando o blog da Kasuya e garanta um bom cultivo!

 

FONTES

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/soja/arvore/CONT000fxdaw3oc02wyiv80soht9hbe6amyb.html

http://www.brasmaxgenetica.com.br/blog/semeadura-os-cuidados-necessarios/

Ver todas Notícias

Recomendo

Marco histórico ...

A Anvisa aprovou, em julho deste ano, o novo marco regulatório para os agrotóxicos, que atualiza os critérios de avaliação e classificação toxicológica dos produtos no Brasil. A medida foi proposta com base nos padrões internacionais de classificação e rotulagem de produtos químicos e deve ser

Soja deve ...

No primeiro semestre desse ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou um aumento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, o resultado está relacionado aos avanços na atividade industrial e