Notícias

Semeadura: quais os cuidados necessários?

  • 03 de Jun

O processo da semeadura é parte fundamental no estabelecimento da cultura da soja. Assim como as demais etapas do cultivo, a semeadura requer cuidados especiais. Reunimos alguns deles neste artigo. Confira!

 

Umidade e temperatura do solo

Para que a germinação das sementes possa ocorrer em menor tempo, o produtor deve estar atento a umidade e a temperatura do solo. É importante que a umidade do solo esteja entre 50% a 85% e a temperatura entre 20°C e 30°C. Condições abaixo ou acima desses números prejudicam o desenvolvimento inicial da lavoura.

 

Profundidade

É ideal que a semeadura ocorra em uma profundidade entre 3 e 5cm. Se colocada em um solo muito raso, maior a possibilidade de as sementes ficarem expostas aos estresses climáticos. Em casos contrários, em semeaduras profundas, a semente encontra dificuldade de emergir.

 

Espaçamento

No caso da soja, a semeadura deve ser feita em linhas e o espaçamento deve ser entre 40 e 60 cm. Espaçamentos mais estreitos podem resultar em maior rendimento, mais dificultam a realização de operações de cultivo entre fileiras e a penetração das gotas de pulverização até as folhas da base do dossel das plantas.

 

Mecanismos da semeadora

Os resultados da semeadura dependem do tipo de máquina semeadora utilizado. Atenção ao tipo de dosador de semente, ao limitador de profundidade e ao compactador de sulco, que são responsáveis por garantir uma boa uniformidade de distribuição e profundidade das sementes ao longo da linha de semeadura.

 

Com essas dicas você está preparado para realizar uma boa plantação. Continue acompanhando o blog da Kasuya e garanta um bom cultivo!

 

FONTES

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/soja/arvore/CONT000fxdaw3oc02wyiv80soht9hbe6amyb.html

http://www.brasmaxgenetica.com.br/blog/semeadura-os-cuidados-necessarios/

Ver todas Notícias

Recomendo

Exportações de ...

Números divulgados pelos Portos do Paraná indicaram que, entre janeiro e maio de 2019, 1,4 milhão de toneladas de milho foram exportadas. O volume já o maior do que o registrado em todo o ano de 2018, que atingiu 1,09 milhão de toneladas. Os principais compradores, de acordo com o divulgado, são Irã,

Queda do dólar e ...

Nos últimos dias, a desvalorização do dólar frente ao real e a queda dos preços futuros na Bolsa de Chicago pressionaram as cotações da soja no Brasil. Tais fatores, atrelados às preocupações com o clima nos Estados Unidos, afastaram agentes do mercado e fizeram com que os brasileiros se