Sementes de milho disponíveis na safra de 2016/17

Compartilhe esse conteúdo

Atualmente, dentre todas as tecnologias agrícolas empregadas no cultivo, a semente de milho foi a que mais se desenvolveu nos últimos anos, isso devido a flexibilidade de cultivo nas mais diferentes regiões do país e condições de clima e solo. Graças a todos os avanços genéticos, temos disponíveis no mercado, cultivares mais responsivas e resistentes.

Todos os anos a Embrapa realiza um levantamento com o objeto de fornecer ao produtor as informações necessárias sobre cada cultivar na produção do milho. A Embrapa Milho e Sorgo realiza o levantamento em parceria com várias empresas produtoras de sementes.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Israel Alexandre Pereira Filho, não há apenas uma cultivar que possa ser considerada melhor. O custo da semente é um fator significativo em função da tecnologia aplicada na semente, e o custo da semente impacta consideravelmente o custo de produção, portanto a escolha deve atender às necessidades específicas de cada sistema produtivo.

 

Cultivares disponíveis para a safra de 2016/17

Estão disponíveis para os produtores na safra de 2016/17, 315 cultivares de milho, desse total, 67,93% (214) apresentam alguma tecnologia transgênica. As outras 101 não possuem nenhuma tecnologia transgênica.

As cultivares transgênicas possuem várias tecnologias responsáveis por grande parte do controle de pragas que atacam a cultura.

Em relação ao ciclo, das 315 cultivares relacionadas, 214 são precoces, 82 superprecoces, 10 semiprecoces, 5 hiperprecoces e apenas 4 são de ciclo normal. Temos predominante no mercado, as sementes de milho com ciclo precoce e híbridos simples, tanto para híbridos convencionais como aqueles com algum evento transgênico.

O levantamento aponta ainda que existem disponíveis no mercado, materiais para uso múltiplo, direcionados para produção de grãos e para silagem. “Além das 155 cultivares posicionadas pelas empresas para o mercado específico de produção de grãos, há indicação de 156 cultivares que podem ser utilizadas também para produção de silagem. É possível encontrar ainda quatro cultivares que são indicadas para a produção de milho-verde”, diz Israel.

Veja o levantamento na íntegra clicando aqui

 

Fonte: Successful Farming

Conteúdos relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do agronegócio.

Inscreva-se e receba nossas melhores dicas no seu email, de graça!

Endereço
Rua Sete de Setembro, 211
Luís Eduardo Magalhães – BA,
47850-000

Contato
77 . 3639-0203
contato@kasuya.com.br

2021 Kasuya Inteligência Agronômica. Todos os direitos reservados.